Sobre mim

Anderson Couto é Diretor Artístico, Corógrafo e Produtor Cultural. Fundador e Diretor Geral da Casa MovA.C Bem-Estar e Arte, da AC Produções Artísticas e da Companhia de Dança Anderson Couto.

Durante sua carreira como bailarino, esteve sob orientação de grandes figuras da dança, como Francisco Silva e Roseli Rodrigues. Iniciou seus estudos em Dança Contemporânea e Dança Moderna e, posteriormente, aprimorou seus conhecimentos em Jazz Dance com Roseli Rodrigues na Raça Companhia de Dança, lugar onde atuou por treze anos como bailarino e participou de diversas turnês nacionais e internacionais.

Como coreógrafo e diretor artístico, fez parte de eventos importantes de grandes empresas e já foi contemplado por diversas leis de fomento público, tais como a 22ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo e o Programa de Ação Cultural da Cidade de São Paulo (ProAC). À frente da Companhia de Dança Anderson Couto, coreografou e dirigiu grandes espetáculos, como ‘Enrelaço’, ‘Mover-se’, ‘Meu Brasil’, ‘Corpo Espaço Corpo’ e, o mais recente, ‘Corpo a Corpo com a Cidade’.

Como professor, construiu sua linha de trabalho de maneira peculiar, misturando todos os conhecimentos específicos adquiridos e assimilados ao longo de sua formação e investigação do movimento, sua relação com o corpo que dança, com seu conceito estético e sua filosofia de vida.

“Nunca faço nada que seja movimento pelo movimento. As coisas para mim precisam ter e fazer sentido.”

Em 2016, o diretor artístico idealizou a ‘Casa MovA.C’, um local de pesquisa, laboratórios e experimentações em Arte, aberto às mais diversas linguagens: dança, teatro, circo, música, artes visuais. Ao longo destes seis anos de existência, a Casa MovAC já fomentou e promoveu diversos intercâmbios artísticos através de eventos, saraus, workshops, programas de formação artística, dentre outras manifestações.

Já em 2019, Anderson lançou a marca ‘AC Produções Artísticas’, a fim de concentrar e solidificar o seu trabalho como Diretor Artístico, Diretor de Movimento e Produtor para trabalhos corporativos e produções voltadas para o showbiz – com o qual já desenvolvia trabalhos desde o início de sua carreira. Pela AC Produções Artísticas, Anderson Couto já dirigiu e realizou assistência para diversas empresas e artistas, dentre os quais se pode citar: Costa do Sauípe Parques e Resorts (BA), Rio Quente Resorts (GO), Universidade Bradesco (UNIBRAD), Grupo TV1, TACC88, Azul e Wanessa Camargo.

Anderson acredita que o ser humano tem o poder de se conectar com o outro a partir de impressões e sensações em um lugar não verbal. Por isso, afirma que faz dança para ser sentida e vivenciada. Seu trabalho procura sempre respeitar a história de cada intérprete e proporciona investigações e desafios para todos aqueles que passam por ele. Ele entende que para cada momento, para cada grupo de pessoas é preciso um entendimento de corpo e formação.

 

Atualmente, Anderson Couto integra o Conselho Internacional de Dança (CID) e o Múltipla Cias de Dança de São Paulo, onde atua como membro-colegiado e diretor artístico.