Mover-se

2013

O espetáculo, percorre um tema urgente na contemporaneidade: as energias renováveis e a sustentabilidade. O espetáculo que mescla dança, teatro, música e poesia tem como objetivo levar arte ao público e, ao mesmo tempo, conscientizar os espectadores sobre essas importantes questões. “A consciência sobre os urgentes cuidados com as questões ambientais e com o uso racional da energia é uma das maiores necessidades globais dos dias atuais”, diz o coreógrafo.

A obra, com música especialmente composta, procura sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com a natureza, em uma movimentação a um só tempo fluída e expressiva. Utilizando materiais reciclados (tecidos e papel), baterias recarregáveis como iluminação, recursos tecnológicos de projeção, figurinos e cenários orgânicos, o pensamento sustentável permeia toda a proposta do projeto, que também visa a inclusão de jovens de comunidades carentes, que atuam, não apenas na dança, mas também em vivências, workshops e etapas da produção. A proposta da coreografia é que o alerta rompa as barreiras dos dados estatísticos e toque as pessoas de forma artística, mas que seja permanente e possa ser um movimento em prol das novas gerações.

Acreditando no poder transformador da arte, o espetáculo Mover-se configura-se como um instrumento de conscientização e reflexão acerca da utilização das fontes de energias renováveis e principalmente do poder do homem no âmbito sócio-cultural. Através de uma linguagem desenvolvida e dramatúrgica entre o corpo e a tecnologia, os bailarinos traduzem sensações, instigando o espectador da importância do seu papel no auxílio a preservação do meio ambiente.

Ficha técnica

Direção Geral: Anderson Couto e Ana Cláudia Burattini

Direção Artística: Anderson Couto

Direção Executiva: Ana Cláudia Burattini

Produção: Alex Candido e Bruna Nogueira

Coreografias: Anderson Couto

Iluminação: Kazuo Sugo

Roteiro e Argumento: Anderson Couto

Redação: Alex Candido

Figurinos: Ana Cláudia Burattini e Ximena Zúñiga

Trilha Sonora: Rovilson Pascoal

Bailarinos: Alan Melo, Patrícia Rodrigues, Jode Monzato, Rene Sato, Kauê Ribeiro, Taís Soares , Lenon Vitorino, Monise Marques